Google+

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Café chiquetoso

Estamos na onda das máquinas de ex(S?)presso e das máquinas de expresso alike, as Nespresso da vida. Com ela ficamos mais chiques, mais contemporâneos, temos uma cafeteria em casa, sem precisar pegar o transporte até algum lugar para beber o que há de mais refinado por aí.

É, eu não quero me sentir assim. Até comprei uma Expresso que, depois, descobri que não tinha pressão o bastante para ser considerada como tal, mas que era apreciada por aqui. E eu tenho que falar, principalmente pela espuma do leite que fazia. Ai, a espuminha do leite feita pelo bico de saída de pressão...

Fuçando na época do Dia das Mães, eu vi que alguém tinha lançado uma maquininha exclusiva para fazer isso: a AEROCCINO, que custava uns 300 reais pela net 150 reais (acho que viram que não tava saindo. E considerando que na Amazon tá 90 doletas...). Fiquei curiosa para saber como funcionava e não sosseguei até achar a foto do mecanismo por dentro e, para minha surpresa, era um mixer. Não conhece? Calma, vamos chegar lá.

Mixer é uma invenção das lojas de 1,99 que custa menos de 10 reaU e faz as melhores espuminhas de leite, mas daquelas que vai embora logo, logo. Muitos amigos já desdenharam porque ela faz o mesmo que uma colher. Bom, como as 1,99 são antropofágicas, surgiu o mixer do preguiçoso, a caneca mixer.

Sabendo disso tudo resolvi fazer minha versão baratex da coisa, com objetos que já tinha em casa. Vamos lá?

- pó para café
- leite
- açúcar/adoçante
- 1 jarrinha para esquentar o leite no microondas
- uma caneca mixer
- a base com filtro 100 para coar o seu personal café.


Ponha leite FRIO na caneca até cobrir o breguetinho de metal (dá uns dois dedos). Ponha a tampa, porque no início espirra, e aperte o botão para a magia começar.
Vá deitando, mexendo um pouco, com o aparelho ligado, para pegar melhor o leite que ainda não virou espuma. Fica assim depois de um, dois minutos:


Na caneca normal, isso aí de cima, depois de 30 segundos no microondas, fica assim, durinho, parecendo clara em neve:


Adicione mais leite quente, coe seu café, adoce, ponha pózinhos da preferência (chocolate, gengibre, canela,..., nada de drogas, viu!?) por cima e, voilá! Um café saído da sua cozinha com ares das melhores cafeterias!



E aí, gostaram? Eu amo e aqui isso é feito quase todo dia.


Ah, sim, dicas:
1 - a caneca mixer que temos não funciona com leite quente e é um porre de lavar porque a pilha fica nessa parte preta da base.
2 - a espuma do leite sobe muito rápido no microondas; então atenção para não fazer caquinha.
3 - querendo a versão preguiça da coisa? Bata todo o leite de uma só vez, frio. A espuma não fica tão durinha mas o sabor continua delícia.

Recomendo fazer com um bolinho, um muffin ou um cupcake... :) E com as panquecas? nham nham nham

Nenhum comentário: