Google+

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Panquecas americanas

Você já provou as panquecas americanas? Como boa apreciadora dessas junky foods gringas, eu já!
Sempre usava uma receita que se perdeu na troca de computadores, não está no meu kindle nem no meu envelope de receitas (um saco plástico cheio das que eu mais uso). Aí eu tive que apelar e procurar uma nova.
Como conheço a Gabi Mallaco pessoalmente, já provei o que ela cozinha (ABRA SEU CAFÉ, AGORA!) e aprovei, fui pegar uma que eu sabia que estava no blog dela:


Mas eu não queria cair na tentação de ter esse mix aqui em casa, a dieta chama e minha nutricionista, a Flavia, ia puxar minha orelha. Daí, dividi tudo por quatro. Daí ficou tudo DI VI NO. Daí eu não posso fazer isso nunca mais até alcançar os 40 kg 62 kg ideais e poder me dar ao luxo de comer QUATRO gordinhas COM xarope de maple (bordo, em português?), sem culpa.

Minha adaptação ficou assim:

- 150 g de farinha de trigo (pouco mais de uma xícara, que tem 120 g)
- 1 cl. sopa não cheia de fermento em pó
- 0,5 cl. de chá de bicarbonato de sódio (é no olho, mesmo)
- 1 cl. de café de sal
- 10 g de açúcar light (para não pesar na consciência) (+- uma cl. de sopa)

e daqui, segue normal como ela diz por lá:
- 1 ovo
- 250 ml de leite
- 1 cl. de sopa de manteiga derretida
(para compensar o açúcar não abaunilhado) 1 cl. pequetitita de café de extrato de baunilha 

Põe os secos, mistura bem, aí vai pondo os molhados e misturando, misturando, misturando. Usei um garfo, mesmo.

Frigideira quente, bem quente, abaixa o fogo prá não queimar as bichinhas, um tico de manteiga/óleo/... para não grudar nada (ponho mesmo no teflon porque nada, eu acredito funciona 100%) e 2 cl. de sopa da massa, que não fica firme/dura, nem molenga/líquida. Você vai ver que ela meio que mantém a forma em que foi posta na panela. Veja que a parte que está "fritando" muda de aparência, embora a parte de cima permaneça com cara de molenga. Vire, deixe mais um pouco, vire e verifique. Hora de tirar e fazer outras.

Prá mim foram 8 panquecas, mas isso vai variar conforme o tanto que você põe em cada uma delas.

Para acompanhar não precisa de coisa de fora, não. Mel, geléias, frutas, xaropes, Brown Cow, tudo cai bem, vai da imaginação e da gula de cada um.

Bom fim de semana, faz aí e me fala se deu certo? E avisa a Gabi também! :)

PS: atenção à xícara com "beba", direto da coleção do Coletivo Mambembe dedicada à Alice no País das Maravilhas encontra o cordel. Linda, né?!

Nenhum comentário: